Covid 19
Celebração do Dia Internacional da Mulher
Data: 2024-03-11 Visualizações: 157

Celebração do Dia Internacional da Mulher

No âmbito da celebração do Dia Internacional da Mulher (8 de março) e, por efeito, no quadro de uma proposta interdisciplinar apresentada ao grupo de História, e aprovada pelo mesmo, promoveu-se no Auditório Padre Isidro Rodrigues uma sessão de reflexão sobre a figura e a filósofa Hanna Arendt [1906 – 1975], a saber: Uma Mulher fora do seu Tempo.

Contando com a presença das turmas do 9º1, 10º3, 12º3 (Curso de Línguas e Humanidades) e CDM, atentos e curiosos, escutaram e compreenderam a importância de se valorizar a persistência, a coragem, a luta por valores e a autonomia crítica de um pensamento feminino num mundo de estereótipos predominantemente masculinos. Ao mesmo tempo, reconheceram que a visão singular desta Mulher sobre o significado da História catapulta-nos para a urgência de discutir e olhar para os tempos que nos rondam sombriamente, pedindo-nos um cuidado e atenção especiais sobre o significado do Presente e dos critérios morais que pautam as nossas decisões.

Assim, comprovando-se também, à luz das Ciências Sociais e Humanas, a magia da sintonia harmoniosa entre disciplinas díspares, 45 minutos “voaram”, além de terem recuperado esse espírito luminoso de um espaço de cidadania – Αγορ? - que se quer ocorrido mais vezes.

Termino com uma nota de agradecimento à professora Elisabete Ascensão que, na qualidade de Delegada do Grupo de História, fez chegar este convite aos seus pares; e a si e aos colegas do seu grupo, sem exceção, que contribuíram com a sua participação na atividade. O meu muito obrigado.

 

O Professor de Filosofia, Nuno Costa

Próximas Reuniões

    Não foram adicionadas reuniões a realizar nos próximos dias.