Covid 19
Aluna de Santana eleita Presidente de Mesa da Sessão Regional do Parlamento dos Jovens
Data: 2024-02-08 Visualizações: 323

Aluna de Santana eleita Presidente de Mesa da Sessão Regional do Parlamento dos Jovens

No âmbito do programa Parlamento dos Jovens – Ensino Secundário 2023 / 2024, decorreu no dia 8 de fevereiro, no Centro de Juventude “Quinta da Ribeira”, a reunião para eleição da composição da Mesa da Sessão Regional que terá lugar na Assembleia Legislativa da Madeira, no dia 12 de março.  

A aluna, Leonor Sofia Ascensão Leme, da turma 11.º 1, foi eleita pelos “deputados” presentes na sessão escolar, que decorreu no dia 22 de janeiro, candidata a Presidente de Mesa da Sessão Regional pela Escola Básica e Secundária Bispo D. Manuel Ferreira Cabral. 

A eleição dos candidatos das 7 escolas presentes, teve por base o desempenho nos seguintes parâmetros: 

1.º - Capacidade de comunicação Apresentação do candidato (Nome/Idade/Escola/Curso/Atividades preferidas/Motivação para a candidatura); 

2.º - Capacidade de expressão – Leitura de um texto disponibilizado pelo júri; 

3.º -Conhecimento das regras regimentais – Os candidatos são questionados sobre o Regulamento da Sessão Regional, podendo para o efeito consultar o mesmo; 

4.º -Capacidade de improviso Foram colocadas questões sobre como devem reagir perante situações anómalas durante uma sessão parlamentar e questões de cariz político geral.  

Após a apresentação e interpelação de todos os candidatos pelos membros do Júri, os alunos participantes procederam, através de voto secreto, à eleição dos colegas que considerassem capazes de presidir à Sessão Regional. A aluna da nossa escola foi eleita logo na primeira votação como Presidente de Mesa. Será auxiliada na Mesa e na condução dos trabalhos, pela Vice-Presidente (da Escola Francisco Franco) e pelo Secretário (da Escola Dr. Ângelo Augusto da Silva). No dia 8 de março, os alunos eleitos para a Mesa terão uma reunião de trabalho, na Assembleia Legislativa da Madeira, para preparar a condução da Sessão Regional, no dia 12 de março, onde participam 14 escolas da Região Autónoma da Madeira.  

 

A coordenadora do projeto,

Elisabete Ascensão 

Próximas Reuniões

    Não foram adicionadas reuniões a realizar nos próximos dias.