Covid 19
Visita de estudo 10.º ano
Data: 2024-02-01 Visualizações: 266

Visita de estudo 10.º ano

No dia 30 de janeiro, transpôs-se a sala de aula das 3 turmas de 10.º ano para a cidade do Funchal. Logo pelas 9 horas, o transporte dos alunos e professores fez-se até à Rua Fernão de Ornelas. Passada a agitação inicial da chegada à capital, dirigimo-nos às instalações do Diário de Notícias da Madeira.

A visita ao DN Madeira iniciou-se com uma introdução ao funcionamento de um órgão da imprensa escrita, passando pela redação, ponto central, e que nos levou depois a descobrir todo o trabalho que está por detrás do labor dos jornalistas, redatores e criativos. Os alunos e professores tiveram a oportunidade de trocar algumas palavras com os presentes e puderam consultar algumas das capas produzidas ao longo dos anos.

Como a TSF tem o seu estúdio nas mesmas instalações, os visitantes tiveram uma breve explicação de todo o funcionamento e importância de uma rádio, meio mais imediato de transmissão das notícias no meio regional.

Antes das turmas se dividirem em diferentes atividades, houve a oportunidade de visitar a Catedral da Sé, sendo este o mais importante monumento da região, construído em estilo manuelino e com os tetos em estilo mudéjar.

Na parte da tarde, os alunos da turma 10.º 3 visitaram o Museu da Eletricidade que, neste momento, conta com três exposições. Uma primeira, mostrava vários tipos de iluminação utilizados na Cidade do Funchal e seu respetivo mobiliário urbano, desde os primeiros exemplares de lamparinas de azeite até aos candeeiros da atualidade, sob o título “Luzes do Funchal”.

Uma segunda área temática apresentou um historial evolutivo, da eletrificação no arquipélago, sob o título “Um século de Electricidade”, com a presença de maquinaria diversa, com as duas principais formas de produção de energia elétrica: a térmica e a hidráulica. No local de exposição, denominado segunda nave, havia um posto de transformação e a sua ligação a um poste de eletricidade. Neste espaço foram, ainda, vistas maquetas de várias centrais elétricas, e ainda de redes elétricas urbanas e rurais, assim como, uma carta oro-hidrográfica tridimensional que sintetiza o esforço gradual de eletrificação do arquipélago.

Uma terceira zona apresentou, com sentido didático, a exposição “fontes de energia”, primárias e renováveis, sobre energia eólica e solar, assim como uma área dedicada à ciência e à tecnologia, dotada de equipamentos interativos e software multimédia.

Já as turmas 10.º 1 e 10.º 2, após o almoço, tiveram uma sessão de cinema, no centro comercial “Fórum Madeira”, com o filme “Em chamas” que se debruça sobre a problemática dos incêndios florestais de grandes dimensões. Apesar de ser um filme dramático, procura educar e alertar para a necessidade da prevenção.

Foi, acima de tudo, uma tarde de grandes aprendizagens fora do contexto habitual da sala de aula.

 

Os professores,

Rosa Vieira

Vera Santos

Victor Vieira

 

Próximas Reuniões

    Não foram adicionadas reuniões a realizar nos próximos dias.