Covid 19
Saúde mental na adolescência
Data: 2024-01-18 Visualizações: 396

Saúde mental na adolescência

No âmbito do projeto definido para Cidadania e Desenvolvimento e enquadrada no tema: Saúde - promoção da saúde pública, alimentação e exercício físico, foi proporcionada à turma 12.º3 uma ação de sensibilização sobre a temática da “Saúde Mental na adolescência”. Esta ação decorreu no dia 12 de janeiro de 2024 e a preletora convidada foi a Dr.ª Vanessa Coelho, psicóloga no Centro de Saúde de Santana. 

A sessão teve início com a atividade “Mito ou Verdade?”. Confrontados com algumas questões, os alunos foram desafiados a refletir e a opinar sobre cada uma delas identificando-as como “Mito” ou como “Verdade”. A partir das respostas dos alunos, a psicóloga “desmistificou” algumas das ideias que ainda hoje prevalecem quando nos referimos à saúde mental. Explicou, por exemplo, como distinguir um problema do dia-a-dia de um problema de saúde mental, tendo por base a frequência com que ocorre, a intensidade, a persistência e o impacto que tem na nossa vida e distinguiu dois conceitos essenciais: depressão e tristeza. Apresentou alguns dados estatísticos que comprovam que cerca de 50% das perturbações diagnosticadas nos adultos surgem na adolescência. A saúde mental na adolescência tem impacto para a vida e os problemas de saúde mental manifestam-se nos nossos sentimentos, nos nossos pensamentos, nos nossos comportamentos e no nosso corpo.  

No final da sessão, deixou algumas dicas sobre como cuidar da nossa saúde mental: mantendo uma alimentação cuidada e equilibrada, realizando exercício físico de forma regular, desempenhando atividades de que gostamos e reforçando a relação com amigos e família.  

Agradecemos a colaboração da Dr.ª Vanessa na dinamização desta sessão e no debate que se gerou à volta da Saúde Mental enquanto dimensão de Saúde Pública. Estamos todos conscientes da necessidade de reforçar o investimento numa cultura de promoção e prevenção, que assente no aumento da literacia, no combate ao estigma e na consolidação de boas práticas.  

Não existe saúde sem saúde mental! 

 

A DT 

Elisabete Ascensão

Próximas Reuniões

    Não foram adicionadas reuniões a realizar nos próximos dias.