Covid 19
Parlamento Jovem Regional - Reunião da Comissão e Sessão Plenária
Data: 2022-05-16 Visualizações: 507

Parlamento Jovem Regional - Reunião da Comissão e Sessão Plenária

No passado dia 18 de março, decorreu a Reunião da Comissão do Projeto Parlamento Jovem Regional, na Assembleia Legislativa da Madeira – Funchal, cujo tema deste ano se debruçou sobre “ A Recuperação do Património Histórico e Cultural da Madeira”. Entre os demais deputados que defenderam o Projeto de Recomendação na 1.ª Reunião Preparatória, estiveram presentes as jovens deputadas efetivas Eduarda Teixeira (9º2) e Beatriz Caetano (9º1), em representação da nossa Escola, bem como a jornalista, Nádia Ornelas (9º3).

Esta Reunião da Comissão iniciou-se com a apresentação dos Projetos de Recomendação das diversas Reuniões Preparatórias  (1ª ,2ª, 3ª e 4ª ). Em seguida, passou-se à fase do debate na generalidade com os respetivos pedidos de esclarecimento por parte dos deputados inscritos. Posteriormente, fez-se a votação na generalidade de cada projeto, tendo o Projeto de Recomendação da 3ª Reunião Preparatória recebido o maior número de votos. Dando continuidade aos trabalhos, entrou-se na fase do debate na especialidade do projeto eleito, tendo o mesmo sofrido algumas alterações na sua redação. Para concluir esta Reunião de Comissão, os jovens deputados elegeram os membros da mesa para a Sessão Plenária, tendo sido eleitos os deputados José Pedro Gaspar (Colégio de Santa Teresinha) para secretário, a deputada Beatriz Faria (Escola 2/3 Dr. Horácio Bento de Gouveia) para vice-presidente e a deputada Eva Xavier (Externato da Apresentação de Maria) para presidente.

 

Já no passado dia 6 de maio, decorreu a Sessão Plenária no âmbito da XXII Edição do Parlamento Jovem Regional, na Assembleia Legislativa da RAM, na qual estiverem presentes os jovens deputados em representação da nossa Escola, nomeadamente, Eduarda Teixeira (9º2) e Beatriz Caetano (9º1), como deputadas efetivas e Laura Domingos (9º1) e Manuel Dória (9º1) como deputados suplentes.

A abertura da Sessão Plenária foi feita por sua Excelência o Presidente da Assembleia Legislativa, Dr. José Manuel de Sousa Rodrigues, e por sua Excelência o Secretário Regional da Educação, Ciência e Tecnologia, Dr. Jorge Carvalho. Seguidamente, a Presidente da Mesa Parlamento Jovem Regional 2022, eleita no passado dia 18 de março, Eva Xavier, deu início aos trabalhos. Os jovens deputados apresentaram o Projeto de Recomendação Final eleito na Reunião da Comissão aos representantes dos Grupos e Representações Parlamentares (PSD, PS, CDS/PP, JPP e PCP). Passando-se de seguida ao debate das medidas. Cada deputado dispôs de um tempo limitado para intervir tecendo considerações sobre as medidas apresentadas. Após este debate, seguiu-se um intervalo de 20 minutos, no qual os jovens deputados foram presenteados com um pequeno lanche, para reforçar as energias. Entretanto, retomaram-se os trabalhos com a apresentação das questões formuladas e aprovadas nas Reuniões Preparatórias anteriores a cada representante dos Grupos e Representações Parlamentares. Posteriormente, foi dado o direito de participação dos respetivos representantes, para intervirem de acordo com a pergunta colocada. Depois da votação final global das medidas propostas, na qual só houve 1 voto contra, foram feitas as intervenções finais pelos respetivos deputados representantes. Por fim e para concluir a Sessão Plenária, a Presidente da Mesa do Parlamento Jovem, deu por encerrados os trabalhos da XXII edição do Parlamento Jovem Regional 2021/22.

 

A jornalista da Escola B+S Bispo D. Manuel Ferreira Cabral,

Nádia Ornelas

Próximas Reuniões

    Não foram adicionadas reuniões a realizar nos próximos dias.