Covid 19
Homenagem ao Padre Isidro Rodrigues
Data: 2016-11-15 Visualizações: 1076

Homenagem ao Padre Isidro Rodrigues

O ano em que se comemora o 34º aniversário da escola é também o ano em que, com enorme pesar, vimos partir um grande homem que abraçou o “nascer” da nossa instituição e à qual dedicou uma parte significativa da sua vida – O padre Isidro Rodrigues

Destacamos o seu desempenho enquanto responsável máximo pela gestão deste estabelecimento de ensino:

- Presidente da Comissão Instaladora da então Escola Preparatória de Santana, de novembro de 1981 a agosto de 1985, ano em que a Escola passa a designar-se de Escola Preparatória Bispo D. Manuel Ferreira Cabral, onde foi presidente do Conselho Diretivo durante 10 anos mais propriamente de setembro de 1985 a setembro de 1995.

A estas funções de gestão acrescem as de docente de Língua Portuguesa e de Estudos Sociais, para além da sua atividade pastoral na Paróquia de Santana.

Estávamos no longínquo ano de 1982 e ao Sr. Padre Isidro coube a difícil tarefa de assumir a gestão de uma escola, num concelho onde a taxa de analfabetismo era elevada e onde reinava a cultura de que estudar era apenas privilégio de uma minoria.

Mudar mentalidades de Pais e Encarregados de Educação certamente não foi tarefa fácil mas, o Sr. Padre soube faze-lo com mestria, afinal pretendia-se alargar a escolaridade obrigatória alargada até ao 9.º ano e era urgente proporcionar a todos, sem exceção, as mesmas oportunidades.

Chamar os jovens à escola, foi provavelmente a sua tarefa mais difícil, no entanto também acreditamos que foi a mais gratificante porque, não há nada que mais delicie um diretor e também professor, do que ver a sua escola repleta de alunos ávidos por conhecimento.

E o Sr. Padre tinha a certeza que escola representava para os jovens deste concelho a oportunidade de poderem prosseguir os seus estudos e terem uma vida diferente. Ele sabia que os seus alunos amavam a escola e que frequentá-la e ter sucesso era o primeiro passo para o acesso a essa vida, por tantos ambicionada.

Dirigiu a instituição com dedicação, responsabilidade, transparência, organização e rigor, características que foram essenciais para o bom funcionamento de todos os departamentos e serviços da escola e para a eficácia do processo de ensino-aprendizagem.

O padre Isidro Rodrigues marcou a vida escolar de todos aqueles que por aqui passaram e tiveram o privilégio de o conhecer, de trabalhar ao seu lado e de aprender com ele. E são esses jovens, hoje adultos, que com as mais diversas formações, estão a dar o seu contributo para o desenvolvimento e progresso cultural da nossa terra, porque a abertura desta escola e o bom trabalho do seu diretor lhes proporcionou essa oportunidade.

Por isso em nome de todos os seus amigos e daqueles que o conheceram, quer enquanto professor, quer enquanto diretor, quer mesmo em nome daqueles que apenas conhecem a sua história, queremos endereçar-lhe o nosso Muito Obrigado e dizer-lhe

Sim, Nós Amamos a Nossa Escola.

 

Antigos alunos.

 

 

Comunicação da docente Amélia Furtado.

Quadro da autoria da docente Graça Sousa.

Próximas Reuniões

    Não foram adicionadas reuniões a realizar nos próximos dias.