Geology Festival Resort – Évora 2018 Edition 
Data: 2018-03-03 Visualizações: 675

Geology Festival Resort – Évora 2018 Edition 

No início do ano letivo fomos desafiados pelo professor Francisco Vasconcelos, docente da disciplina de Geologia do 12.° ano, a "sairmos da caixa" no sentido de ampliarmos os conhecimentos em Geologia a nível nacional, com a realização de uma visita de estudo ao departamento de Geociências da universidade de Évora. O desafio foi prontamente aceite e, desde essa altura, foi preparado ao pormenor. 
A visita de estudo teve como principal objetivo o conhecimento da geologia a nível Nacional e a ampliação de competências nesta área da ciência. 
A nossa aventura geológica iniciou-se no dia 22 de fevereiro, ao início da tarde. Este dia foi de muitos descobrimentos, a nível de transportes, pois andamos de avião, metro e comboio, transportes os quais muitos de nós nunca tinham experienciado. 
No dia 23, sexta feira, demos a conhecer algum do nosso património geológico de Santana, com a apresentação do geo-roteiro turístico de Santana, para os alunos de Geologia da Universidade de Évora, com a presença de diversos professores universitários. Após esta fase, os alunos de Geologia fizeram uma visita guiada pelos laboratórios de Geologia onde tivemos a oportunidade de experienciar algumas atividades. Foi interessante ver, pela primeira vez, minerais no microscópio petrográfico, uma imagem fantástica! Visitámos ainda  HERCULES, o “CIA” da Geologia moderna, um laboratório, bem equipado com tecnologia topo de gama, brilhante! 
Ainda durante a tarde, visitámos alguns locais de interesse, como é o caso da Capela dos Ossos, Templo de Diana, entre outros. 
No sábado rumamos a Estremoz, onde tivemos a oportunidade de visitar castelos, pedreiras de mármore do Paleozóico e o Centro de Ciência Viva. 
Interessante, também foi a experiência de dormitar num antigo convento, onde está instalado o Centro de Ciência Viva, uma construção antiga, com quartos e WC’S  do Pré-câmbrio. 
No último dia, viajamos até Lisboa onde visitámos alguns locais turísticos e onde tivemos também a oportunidade de andar de elétrico. 
Algumas curiosidades da nossa viagem: 
- vimos um meteorito com cerca de 4600 M.a., a rocha mais antiga que alguma vez vimos a olho nú; 
- calcorreamos mais de 50Km, percorremos 120Km de comboio, 170Km de autocarro, 50Km na carrinha do Centro de Ciência Viva e 3000Km de avião. 

Ficou a vontade de repetir já amanhã!

 

Os alunos de Geologia,

Alexandre, Gilberto, João, Patrícia e Tatiana

Próximas Reuniões