Covid 19
Projeto RS4e
Data: 2023-05-30 Visualizações: 516

Projeto RS4e

Ilha do Porto Santo. Cenário paradisíaco, decerto confirmado por Bartolomeu Perestrelo, embora este capitão donatário não tenha podido estar presente na 2ª fase a concurso das Ideias Empreendedoras no âmbito do Projeto RS4e, iniciativa da Startup Madeira. Os dias 25 e 26 de maio de 2023 ficam, inolvidavelmente, na memória dos alunos participantes, eles que são/foram os principais e merecidos protagonistas, depois de ultrapassada a 1ª fase eliminatória, tendo com os seus projetos “Santana Nomad Village” (Ana Rita Freitas, Laura Domingos, Leonor Leme, Rodrigo Jesus e Tomás Barreto, 10º1 – orientado pela Profª Amélia Furtado) e “Babbysitting” (Flávio Leal, Mafalda Gomes e Maria Eduarda Teixeira, 10º2 – orientado pelo Prof. Nuno Costa) posto o nome da Escola entre as demais da Região Autónoma da Madeira.

Desde logo, o programa. Desenganem-se aqueles que se tratou de puro relaxe, dois dias tranquilos, uma vez que o programa era extenso e, sem desculpas, para ser cumprido na íntegra. Assim foi. Todos foram exemplares. Heróis, desde logo. Quer no cumprimento de horários, quer no empenho para com as respetivas fases, a saber: as Olimpíadas do Empreendedor (no dia 25) e as apresentações dos projetos (no dia 26), respetivamente uma oportunidade única de confraternização social, também reforçada com a obtenção de prémios para os três melhores classificados por equipas e o momento de afirmação perante uma plateia repleta de colegas, professores e júri, sendo que o fundamental passava pela diversão e descontração de se estar a expôr o fruto do seu trabalho. Sublinhe-se que não saíram vencedores. E, nestas provas, a justiça digladiar-se-á sempre com a injustiça. Contudo, e esta é a mensagem mais significativa: eles são os grandes vencedores para si mesmos, dado que devem olhar para a sua produção oral e cénica como tendo sido reconhecida e valorizada, depois de tantas outras terem tentado como eles e não terem conseguido. Autênticos campeões!

Assim, e neste sentido, Porto Santo é/foi, para eles, a experiência enriquecedora de terem estado e participado, diretamente, numa vivência que se gravará nos seus corações, nomeadamente nos arredores das suas almas, desde as conversas, as ansiedades próprias das apresentações, os encontros à mesa das refeições, as brincadeiras, as piadas, aos risos desmedidos, aos passeios dados, aos mergulhos acontecidos. E, acima de tudo, que sirva de alento e motivação para outros que queiram, também, fazer parte desta recordação pessoal e coletiva. 

 

Os Professores,

Nuno Rafael Costa

Amélia Furtado  

Próximas Reuniões

    Não foram adicionadas reuniões a realizar nos próximos dias.