Visita de estudo – 11.º ano
No dia 11 de novembro de 2025, os alunos de 11.º ano, dos Cursos de Línguas e Humanidades e de Ciências Socioeconómicas da nossa escola, visitaram a Assembleia Legislativa da Madeira e o Centro da Banana da Madeira, no âmbito das Aprendizagens Essenciais das disciplinas de História A e Geografia A.
A visita à Assembleia foi organizada com o objetivo de proporcionar aos alunos uma compreensão mais aprofundada sobre o funcionamento das instituições democráticas regionais e teve como anfitriã a Presidente do Parlamento Madeirense, Dr.ª Rubina Leal, que muito gentilmente recebeu os nossos alunos.
Os discentes tiveram a oportunidade de conhecer o funcionamento do primeiro órgão de governo próprio da Região, a história do edifício, outrora Alfândega do Funchal, numa visita guiada muito bem orientada pela Dr.ª Maria do Carmo Jesus.
Os alunos foram também recebidos pela senhora deputada Cláudia Perestrelo, em dois momentos distintos da visita, que explicou a importância da Assembleia Legislativa enquanto órgão onde são discutidas, debatidas e aprovadas as leis que regulam a vida na Região Autónoma da Madeira. Destacou, ainda, o papel dos deputados como representantes eleitos pela população, responsáveis por ouvir as necessidades dos cidadãos e defender os interesses da comunidade. Durante a visita, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer o Hemiciclo, o espaço onde ocorrem as sessões plenárias.
A visita revelou-se uma experiência enriquecedora, permitindo aos alunos observar de perto o funcionamento de um dos pilares fundamentais da autonomia regional. Além disso, contribuiu para desenvolver um maior sentido de cidadania e compreensão sobre o papel de cada cidadão na construção da sociedade.
Logo a seguir ao almoço, partiu-se para o Lugar de Baixo (Ponta do Sol), para visitar o Centro da Banana da Madeira (BAM), já no âmbito da disciplina de Geografia A. Este espaço museológico, que conta com vastos campos de cultivo (17 tipos de banana) e estufas experimentais, ofereceu uma experiência sensorial e completa da produção da Banana da Madeira. Neste espaço apuraram-se os 5 sentidos, deixou-se a imaginação fluir e descobriu-se a história e a cultura da Banana da Madeira, através dos olhos da arte, com recurso a hologramas, instalações imersivas, fotografias, filmes e campos de cultivo de diferentes tipos de banana.
Foi um dia muito profícuo, cheio de aprendizagens. Na verdadeira aceção, uma sala de aula ao ar livre.
Prof. Elisabete Ascensão e Vera Santos


