Já publicamos a grelha geral de classificação e a resolução do caso 4.

Caso 5 - Corrida de sacos

Na freguesia onde vive o AgenteX organiza-se anualmente uma tarde de jogos tradicionais.

O jogo preferido do AgenteX e do seu primo mais novo é a corrida de sacos. São colocados 44 arcos no chão, igualmente espaçados, formando um quadrado. Dois jogadores partem, ao mesmo tempo, de pontos diferentes e percorrem os arcos, no sentido representado na figura, até se encontrarem no mesmo arco.

Na última edição, o AgenteX partiu do arco A e o primo partiu do arco B. Enquanto que o primo demorava 5 segundos a chegar ao arco seguinte, o AgenteX demorava apenas 2 segundos.

Em que arco se encontraram e ao fim de quanto tempo?

Explica todas as tuas conclusões.

 

Atenção: O AgenteX tem novo email: agentex@madeira.gov.pt

Caso 4 - Feliz 2018

Para o espetáculo de fogo de artifício da passagem de ano, foram instalados dois postos de lançamento perto da casa do AgenteX. Um posto era retangular, com perímetro igual a 50 metros, e o outro era quadrado. Os dois tinham a mesma área e as medidas dos seus lados eram números inteiros, maiores que 5 metros.

Quanto media o lado do posto de lançamento quadrado.

Explica todas as tuas conclusões.

 

Caso 3 - Pontes de Esparguete

A escola do AgenteX organizou, recentemente, o concurso “Pontes de Esparguete”.

Os alunos foram convidados a construir uma ponte apenas com esparguete e cola quente. No dia do concurso, apurou-se o vencedor. Das cinco pontes mais bem classificadas, sabe-se que:

• O AgenteX ficou mais bem classificado do que o Miguel;

• A Tatiana ficou mais bem classificada do que o AgenteX;

• O José não se classificou em 5.º lugar, mas ficou atrás das duas meninas;

• A soma das classificações da Tatiana e da Cláudia é par.

Qual é a ordem dos cinco primeiros classificados?

Explica todas as tuas conclusões.

 

Caso 2 - A colheita da castanha

Na sexta-feira, à tarde, véspera do dia de S. Martinho, o AgenteX foi ajudar o avô a apanhar castanhas, para a Festa da Castanha.

Ao chegar a casa, o avô pesou os sacos de castanhas de cada um e verificou que juntos tinham apanhado 12 kg de castanhas.

O avô estava tão contente com o AgenteX que exclamou:

- Muito obrigado meu neto, foste uma grande ajuda! Conseguiste apanhar o dobro do que eu apanhei e ainda apanhaste mais este saquinho com 1,5 kg.

Quantos quilos de castanhas apanhou cada um?

 

Caso 1 - Aprender a programar

O professor de TIC desafiou a turma do AgenteX a programar um jogo matemático, para telemóvel.
O grupo do AgenteX apresentou o seguinte programa:

No ecrã do telemóvel aparece um número natural. O objetivo do jogador é obter resultado 0 (zero), utilizando as 4 operações disponíveis, quantas vezes forem necessárias.
Se o número inicial for o 12, como se pode obter 0 com menos de 8 operações?

 

Informações

O AgenteX está de volta.
A competição tem início no dia 1 de novembro de 2017 com o lançamento do 1.º caso.
É muito importante que consultes o nosso regulamento

Notas breves:

  • Não precisas de te inscrever no AgenteX. Quando enviares a primeira investigação ficas automaticamente inscrito.
  • Nesta primeira fase podes participar individualmente ou com um colega.
  • Cada Agente terá um código que será comunicado após a primeira participação no campeonato.
  • Confirma sempre a nossa resposta. Sempre que enviares uma investigação recebes um email, no prazo máximo de 48 horas, com a nossa resposta.
  • Final presencial e individual será realizada a 14 de junho de 2018.
  • As datas de colocação online dos 10 casos são:
    • Caso 1: 1 de novembro de 2017
    • Caso 2: 15 de novembro de 2017
    • Caso 3: 1 de dezembro de 2017
    • Caso 4: 1 de janeiro de 2018
    • Caso 5: 15 de janeiro de 2018
    • Caso 6: 1 de fevereiro de 2018
    • Caso 7: 15 de fevereiro de 2018
    • Caso 8: 1 de março de 2018
    • Caso 9: 15 de abril de 2018
    • Caso 10: 1 de maio de 2018

 

Participa e diverte-te.

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